Alimentos que ajudam a emagrecer

alimentos que ajudam a emagrecer

Os alimentos que ajudam a emagrecer são essencialmente constituídos por nutrientes com um baixo valor calórico, ou alimentos que contêm alguns nutrientes que facilitam o emagrecimento.

Estes alimentos são designados de termogénicos, uma vez que aumentam a temperatura do corpo e fazem com que o organismo gaste mais calorias a realizar a sua digestão do que as calorias que eles realmente contêm. Os alimentos termogénicos devem estar sempre presentes na alimentação diária, agregados a uma alimentação saudável.

Alguns dos alimentos que ajudam a emagrecer, devido aos nutrientes que os constituem são:

Pimenta Vermelha
Contém uma substância denominada de capsiacina, que atua no cérebro, aumenta a temperatura do corpo e consume cerca de 4 gramas de energia por dia, além de estimular o aumento do metabolismo até vinte por cento.  

Laranja
Uma fruta conhecida por conter ácido ascórbico ou vitamina C, porém também possui outras substâncias, não menos importantes, como a pectina e sinefrina. Estes nutrientes, localizados na casca da laranja, são excelentes para gastar o excesso de calorias do nosso organismo.

Ovo
Este é um alimento rico em proteínas que, ao ser ingerido ao pequeno-almoço, transmite ao organismo uma sensação de conforto e saciedade, o que irá prolongar a não ingestão de novos alimentos.

Vinagre
Ao temperar os alimentos com vinagre de cidra de maçã, a digestão ocorre de forma mais lenta. O vinagre aumenta o consumo de calorias e facilita o emagrecimento.

Chã Verde
Um parceiro natural na ajuda para emagrecer. O chá verde contém antioxidantes como as Catequinas, que aumentam o metabolismo celular e facilitam o consumo das calorias em excesso no organismo.

 Chocolate Preto
O chocolate preto contém muitos antioxidantes como o flavonoide que atacam os radicais livres do organismo, liberta o corpo de produtos tóxicos e facilita o aproveitamento dos nutrientes essenciais. No entanto, não deve abusar da sua ingestão.

Feijão
Rico em proteínas isentas de gorduras saturadas, o feijão possui uma hormona natural que controla o apetite e ajuda a manter os níveis de colesterol certos.

Leite Magro
O leite e os iogurtes magros contêm a maior quantidade de cálcio que intervêm na produção do calcitriol, uma vez que impede a decomposição das gorduras no processo de digestão.

Brócolos
Um alimento rico em cálcio, mas mais importante ainda, é considerado um alimento negativo em calorias, uma vez que se gasta mais calorias com a sua digestão do que aquelas que possui.

Gengibre
É um alimento termogénico, sendo o principal nutriente o gingerol; aumenta a temperatura do corpo, do metabolismo celular e aumenta o consumo das calorias.

Peixe
Os peixes de água fria – como a sardinha e o salmão – são ricos em ómega 3, diminuem o colesterol e combatem as gorduras saturadas do sangue, simplificando o processo digestivo.

Sopa
Com uma fonte natural de proteínas (carne magra), de hidratos de carbono (massa integral), vitaminas e minerais, a sopa substitui uma refeição completa. Se for servida quente, o olfato desperta o sistema nervoso central e facilita o processo digestivo, na medida em que transmite uma sensação de satisfação para o organismo.

Apesar dos benefícios destes alimentos que ajudam a emagrecer, de nada vale o seu consumo se não forem associados a uma dieta equilibrada e saudável.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Atenção às gorduras saturadas e ao colesterol
Aprender a viver com a diabetes
Prevenção da Diabetes e das doenças cardiovasculares
Benefícios da framboesa


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>