Aproveite os benefícios nutricionais da fruta

benefícios da fruta

A fruta fornece nutrientes fundamentais para o correto funcionamento do organismo. Para lá de saborosas e extremamente benéficas para a saúde, as diferentes qualidades de fruta podem ser  saboreadas ao natural, em sumos, geleias e compotas ou até em gelados.

As frutas desempenham um papel importante na alimentação, devendo ser ingeridas diariamente entre três a cinco porções. Esse consumo é fundamental para o fornecimento de fibras, água, vitaminas e minerais suficientes para que o organismo possa desempenhar as suas funções básicas.

No entanto, para lá da quantidade, há que dar também atenção à variedade na ingestão de frutas, uma vez que, para lá da água que contêm, cada uma delas se destaca pela prevalência de um determinado tipo de nutriente.

Para que o consumo seja equilibrado, há que dar atenção a alguns aspetos na forma como a fruta é ingerida:

  • Os frutos secos, além de não apresentarem a mesma variedade da fruta natural (goiaba e morango são exemplos de frutas que não se encontram disponíveis na forma desidratada), devem ser consumidas com moderação, dado o seu reduzido teor de água e alto valor calórico.
  • Os sumos devem ser preferencialmente naturais, sem coar os filamentos das frutas. Caso contrário, perder-se-ão diversos benefícios da fruta, como as fibras necessárias para o correto funcionamento do intestino, bem como para a conservação da glicose e do colesterol.
    A ingestão dos sumos naturais deverá ser feita logo após a sua preparação, dado que as vitaminas hidrossolúveis, como é o caso da vitamina C, são facilmente perdidas. Por isso, quanto menor for o intervalo entre a preparação e a ingestão dos sumos, melhor será o aproveitamento dos nutrientes presentes na fruta.
  • Os gelados também serão tanto mais saudáveis quanto maior for a sua proximidade com características das frutas ao natural. Além disso, há que dar especial atenção à quantidade de açúcar e gordura na sua composição.
  • Já no que se refere às compotas e geleias, a questão prende-se exatamente com a quantidade de açúcar ou adoçantes adicionados na sua confeção. Para que o seu contributo nutricional seja efetivo na alimentação, diariamente deve-se ingerir pelo menos uma colher de sopa de compotas e/ou geleias, não devendo estas, porém, substituir todas as porções de frutas do dia, uma vez que muitos nutrientes se perdem durante a sua confeção. Mesmo assim, são uma excelente opção para acompanhar bolachas, pão e torradas.

Assim, pelos benefícios que as frutas têm para a saúde e pela sua variedade e frescura naturais, aprenda a desfrutar do sabor da vida, explorando todas as variações de degustação e potencialidades nutricionais que a fruta proporciona!

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Siga uma Dieta Saudável e Controle o Stresse
Distúrbios Alimentares: anorexia nervosa e bulimia
Ação dos Antioxidantes numa Alimentação Saudável
Dicas para ingerir menos calorias


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>