Alimentação Vegetariana e Saudável

alimentação vegetariana

A alimentação vegetariana ganha cada vez mais destaque na sociedade, sendo já a base alimentar de uma percentagem significativa da população.

Nos últimos anos, mais de 2400 alimentos vegetarianos foram introduzidos no mercado.

Mas nem todos os produtos vegetais são uma escolha saudável.
Se pretende consumir menos carne e seguir uma alimentação vegetariana saudável, há alguns fatores a que deverá prestar atenção:

Verifique os níveis de sódio nos produtos, pois este elemento está presente em muitos substitutos da carne
A dietista Elisa Zied, autora do livro O que é que posso Comer?, defende que devemos escolher alimentos com menos de 600 mg de sódio por dose.


Não exagere nos condimentos!
Numa adaptação a novos sabores, tendemos a condimentar demasiado os alimentos com molhos, açúcar, azeite, sal ou outros. Se não for apreciador imediato de substitutos como a soja, tofu ou seitan, procure ir introduzindo os sabores, de formas a reeducar progressivamente o seu organismo para os novos sabores e hábitos alimentares.

Escolha alimentos nutricionalmente equilibrados
Os cachorros ou nuggets e hambúrgueres de soja, por exemplo, são ricos em proteínas, mas pobres em gordura e calorias.

Pondere os custos dos alimentos
Por norma, as marcas de produtos vegetarianos que substituem a carne, como a lasanha de queijo ou enchidos,  são mais caras e não lhe trazem grandes vantagens. Por isso, sempre que possível, compre substitutos que se apresentem próximo da sua forma original, fazendo depois a confeção e/ou adaptação a seu gosto, em casa.

Se optar por fazer uma alimentação vegetariana, faça-o de forma ponderada e saudável, tendo em atenção as propriedades nutricionais dos alimentos e as necessidades do organismo.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Zinco
Alimentação saudável - uma boa aliada da saúde
Atenção às gorduras saturadas e ao colesterol
Dicas de Nutrição para uma Páscoa Saudável


4 Comentários a Alimentação Vegetariana e Saudável

  1. Ana Cláudia diz:
    Boa tarde, estou deixando de comer carne vermelha, estou comendo no almoço salada de tomate, acelga, pepino e alface, às vezes beterraba, e colocando mais ou menos duas colheres de amendoim junto com o feijão. Gostaria de saber de estou indo bem, e que que alimentos posso estar ingerindo para suprir a ausência da carne.
    Desde ja agradeço pela atenção.
    • Andressa diz:
      Ana Cláudia,
      Gostei muito da sua iniciativa de parar de comer carne vermelha, é um ótimo passo em busca de uma vida mais saudável para você e menos mortes de seres indefesos.
      Sou vegetariana há 18 anos e sempre mantive a minha forma e saúde. Sobre a sua pergunta, acredito que esteja indo muito bem. Só tente não ser tão light porque assim vai passar fome e vai se desmotivar. Ninguém vive só de saladinhas. Ser vegetariano é não comer carne animal, ou se quiser ser mais decidida, nenhum alimento de origem animal. Isto significa que pode comer todos os outros alimentos. Não comendo frituras, o seu corpo agradece. Um grande abraço!
  2. Edson diz:
    Infelizmente esse artigo não acrescetou nada a milha busca por alimentação saldável…
  3. Nilton diz:
    Estou mundando meus habitos alimentares e gostaria de receber por e-mail receitas que substituem as carnes, alguem pode me ajudar? grato.
    Nilton

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>