Alimentação saudável – uma boa aliada da saúde

Alimentação saudável – uma boa aliada da saúde

Uma alimentação saudável e equilibrada zela pela saúde e fornece antídotos poderosos contra várias doenças. Então, que tal substituir as compras na farmácia por uma ida à feira ou ao supermercado?

Conheça, a seguir, as propriedades de alguns alimentos que são dos principais aliados da saúde.

Morango, laranja e papaia: controlam a tensão alta
Estas frutas são ricas em vitamina C, que contribui para estabilizar a pressão sanguínea e manter o nível do colesterol bom equilibrado.

A laranja e a papaia ainda têm efeito duplo contra a hipertensão por apresentarem um elevado teor de fibras que a combatem.
O morango, por sua vez, também é rico em vitamina C e fibras e, além disso, tem ácido elágico que ajuda a prevenir o desenvolvimento de tumores.

Brócolos: previnem até o cancro
Este vegetal tem grandes doses de vitaminas A, C e E, substâncias antioxidantes capazes de combater radicais livres e, em contrapartida, prevenir tumores malignos, como o cancro da mama. Os radicais livres aumentam quando se consome muita gordura, o que pode alterar a reprodução celular e causar o aparecimento de células cancerigenas.

Além do mais, os brócolos também têm grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante, fazendo uma limpeza natural no organismo.

Uva e vinho: os aliados da memória
Abuse da uva para prevenir doenças cardiovasculares, derrames, cancro e também para a memória. A casca da fruta é rica em flavonoides (resveratol), substância altamente antioxidante, que reduz o envelhecimento do sistema imunológico e das artérias. Também presente no vinho, o resveratol controla a multiplicação celular desordenada, responsável pelo aparecimento de tumores.
Como o vinho tinto fica mais em contacto com a casca, acaba por trazer mais vantagens ao organismo do que o branco. Mas nada de exageros! Dois copos diários da bebida são o suficiente para a preservação da saúde e prevenção de doenças.

Banana: para ter um coração de atleta
A banana é rica em magnésio e potássio, nutrientes que regularizam a pressão arterial, evitando a hipertensão, sendo por isso uma fruta que se revela verdadeiros aliada do coração. O abacaxi, tangerina e tomate são outras fontes de potássio. O magnésio, por sua vez, também é encontrado no feijão, batata e na maçã.

Salmão, truta e sardinha: poderosos contra o colesterol
O salmão, a truta e a sardinha são peixes ricos em ómega 3, um ácido gordo presente somente em peixes de água fria, como estes. O ómega 3 revela-se fundamental para o bom funcionamento do coração: aumenta o HDL, o colesterol bom, e reduz o ruim (o LDL). O ómega 3 também é responsável por baixar o índice de triglicéridos e a pressão sanguínea, prevenindo contra a arteriosclerose, enfartes e derrames. Além disso, pesquisas apontam que o ómega 3 diminui o risco de doenças degenerativas do cérebro, como a doença de Alzheimer; melhora os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, substâncias associadas a depressão, e diminui o nível de insulina, impedindo o desenvolvimento do diabetes.

No entanto, tratando-se de uma gordura, não convém abusar da sua ingestão, sendo a quantidade recomendada de consumo de 100 a 150 grs de salmão, truta ou sardinha pelo menos três vezes por semana.

Soja: menopausa sem crise
A soja revela-se poderosa para apaziguar os efeitos da menopausa, como as malfadadas ondas de calor, provocadas pelas mudanças hormonais ocorridas nesse período. O consumo de pelo menos três colheres (sopa) de soja cozida ou uma fatia tofu ajudam na redução das famosas ondas de calor. Os componentes funcionais da soja agem na produção, metabolismo e acção dos hormonas sexuais, reduzindo, assim, a concentração de estrógenos livres.

Óleos de milho, canola e girassol: adeus TPM (tensão pré menstrual)
Para aliviar os efeitos da tensão pré-menstrual, é bom use estes óleos vegetais para temperar as saladas. Eles são ricos em ácido linoléico, uma substância que eleva a concentração de serotonina no organismo; o resultado é uma maior sensação de bem-estar e os efeitos da TPM são, assim, atenuados.

Castanha-do-pará, avelã e amêndoa: metabolismo perfeito
O grupo das nozes é cheio de qualidades. Traz um variedade de nutrientes: potássio, magnésio, fibras, vitamina E e ácido fólico, que reduzem a incidência de cancro de mama, depressão e doença de Alzheimer. Também têm selénio, um antioxidante activo que protege o sistema imunológico; reduz o risco de cancro e regula a tireoxina (hormona responsável por regular o metabolismo).

Abacate, melão e lombo suíno: eficazes contra a depressão
Estes alimentos são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Presente nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6, o triptofano actua eficazmente no combate à depressão. Alimentos como lombo e presunto suínos, pães e cereais integrais, leite e iogurte magros, queijos, feijão, lentilha, soja, grão de bico, melão, abacate, gérmen de trigo e levedura de cerveja caracterizam-se também por ser ricos em triptofano.

Leite, rúcula e espinafres: na luta contra a osteoporose
Os laticínios (leite, iogurte, queijo, ricota) e os vegetais verde-escuros (rúcula e espinafres) possuem cálcio, o aliado mais potente para reduzir o risco da osteoporose, doença que provoca o desgaste e enfraquecimento dos ossos. A osteoporose afecta particularmente as mulheres, devido à queda dos níveis de estrogénio na menopausa. Uma das funções desta hormona consiste exactamente em actuar na proteção do esqueleto. Evite combinar a ingestão de alimentos ricos em cálcio com outros ricos em vitaminas do complexo B, presentes nas carnes, peixes, aves, nozes, soja e feijão, uma vez que o mineral dificulta a absorção dessas vitaminas.

Adotar uma alimentação equilibrada e saudável traz, pois, imensos benefícios para a saúde, ajudando a prevenir doenças e a evitar (ou pelo menos moderar) a indução de substâncias manipuladas no organismo.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Saiba como fazer uma alimentação saudável
Aveia combate o Colesterol LDL, as Gorduras e o Cancro
Benefícios dos alimentos funcionais para a saúde
Dicas para Aliviar a Barriga Inchada


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>