Qual dos açúcares devemos preferir?

Esta é uma questão que muitos de nós colocamos para manter uma alimentação equilibrada e saudável. Qual dos açúcares devemos preferir, o branco ou o amarelo?
Ambos são feitos a partir da cana de açúcar ou da beterraba. A única diferença está na sua produção:
- O açúcar branco é sujeito a um processo de purificação, ao eliminar o melaço (que dá ao açúcar a tonalidade escura), ficando apenas a sacarose.
- O açúcar amarelo, não sendo sujeito ao processo apurado do açúcar branco, é mais rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos.
No entanto, ambos têm o mesmo índice glicémico e, como tal, ambos engordam em igual proporção.
Cuidados a ter na alimentação
Quando incluímos açúcar na nossa alimentação, devemos dar atenção aos níveis do índice glicémico que, sendo elevado, provoca um aumento rápido da glicose no sangue, levando a uma consequente subida de insulina. Além disso, níveis elevados de glicose no sangue podem originar cãibras.
Há quem junte caramelo ou melaço ao açúcar branco para o escurecer. Ora, sabendo que este açúcar passou por um processo de purificação exactamente para ficar somente com a sacarose, esta junção adicional de melaço ou caramelo não tem quaisquer benefícios em termos nutricionais, podendo inclusive originar uma subida repentina da glicose no sangue.
Por sua vez, o açúcar amarelo, por não ter sido submetido a um processo de refinação, pode ter impurezas cristalizadas.
Embora sendo mais saudável do que o branco, não ingira sistematicamente açúcar amarelo pensando que está a zelar pela sua saúde. O melhor mesmo será alternar o açúcar branco com o amarelo.
Acima de tudo, se pretende seguir uma alimentação equilibrada e saudável, deverá moderar a ingestão diária de açúcar, branco ou amarelo – três colheres de chá por dia, no máximo!
Deixar uma resposta