Dicas para evitar a flatulência

flatulência

A flatulência traduz-se num excesso de gases intestinais que pode afetar qualquer pessoa e em qualquer idade, independente do seu estado de saúde, estilo de vida e dos hábitos alimentares.

Alimentos como pão branco, feijão, batatas, repolho, ovos, couve-flor, milho, cebola, brócolos e refrigerantes são potenciais causadores de flatulência devido à sua fermentação no intestino.

A acumulação de gases provoca inchaço e dores abdominais, o que pode originar problemas de sociabilidade e desconforto. A prisão de ventre, colite e má digestão são algumas das doenças gastrointestinais que acabam por propiciar maior produção de gases, sendo que o sedentarismo e a ansiedade a agravar ainda mais.

Um bom remédio para a flatulência é tomar alguns cuidados, como ingerir alimentos ricos em fibras (pão e torradas integrais, aveia, granola, linhaça, fruta e verduras), beber bastante água e fazer exercício físico, que estimula o funcionamento do intestino e reduz o stresse.

Além do cuidado com a hidratação e alimentação, é importante e extremamente benéfico fazer exercício, uma vez que a atividade física estimula o funcionamento intestinal e reduz o stresse.

 

Sabia que…

O ser humano chega a eliminar aproximadamente 1,5 litros de gases diariamente e que o enxofre, apesar de equivaler a apenas 1% da sua composição, é o principal responsável pelo mau cheiro geralmente associado à flatulência.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Ler ajuda a Emagrecer
Dicas para Beber mais Água
Características e Benefícios do chá Amarelo
Dieta do Dr. Siegal | Substitutos de Refeição


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>