Conheça os alimentos que diminuem o colesterol

alimentos que diminuem o colesterol

Se pensa no seu bem-estar e procura ter uma alimentação saudável, saiba quais são as melhores escolhas alimentares para controlar o colesterol.

Aveia:
A aveia é um bom alimento para diminuir os níveis a gordura no sangue, porque possui betaglucana, uma fibra solúvel que inibe a síntese do colesterol. Uma taça de aveia ao pequeno-almoço proporciona cerca de 1 a 2 gramas desse tipo de fibra, sendo a recomendação diária de fibras solúveis de 5 a 10 gramas.

Beringela e quiabo:
Estes vegetais, além de serem boas fontes de fibras solúveis, possuem um baixíssimo valor calórico e substâncias antioxidantes.

Cevada:
Tal como a aveia, o elemento que sobressai na cevada são as fibras. Fornece ainda vitaminas e minerais importantes, principalmente vitamina B e selénio.

Feijão:
O consumo diário desta leguminosa permite reduzir em até 10% os níveis de colesterol LDL. Uma vez mais, as fibras são as responsáveis por esta capacidade do alimento em controlar os níveis de colesterol. Há ainda que ter em conta que o feijão é uma óptima fonte de proteínas e aumenta a sensação de saciedade.

Fitoesteróis:
Estas moléculas vegetais encontram-se na soja, margarina, iogurtes e leites enriquecidos. O seu grande benefício é diminuir a absorção do colesterol ingerido. O ideal será consumir diariamente duas porções dos produtos ricos em fitoesteróis.

Maçãs, morangos e frutas cítricas:
Estas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que contribui para a eliminação do colesterol. Elas também são riquíssimas em vitaminas e antioxidantes, grandes protetores das células.

Soja:
Os grãos de soja e seus derivados têm uma proteína que ajuda a eliminar ácidos biliares no intestino, o que é benéfico, uma vez que estes ácidos são ricos em colesterol. Além disso, o consumo de soja reduz a oxidação do LDL, o mau colesterol. A ingestão diária desta leguminosa deve ser de 25 gramas.

Oleaginosas:
Muitos estudos apontam que, além de reduzir as moléculas gordurosas nocivas, este tipo de gordura é capaz de elevar o HDL, a versão benéfica do colesterol. As castanhas, as nozes, as amêndoas e as avelãs são frutas oleaginosas. Outra boa fonte desta gordura monoinsaturada é o azeite.

Óleos vegetais:
Os óleos vegetais, provenientes da soja, milho ou girassol, têm bastante ómega-6, uma gordura polinsaturada conhecida por reduzir os níveis de colesterol. Duas colheres de sopa de óleos vegetais por dia são suficientes para controlar a produção de LDL.

Peixes gordos:
O salmão, a sardinha, o arenque, a cavala e o atum são considerados peixes gordos. Entre os seus nutrientes, destaca-se o ómega-3, que se caracteriza por ser um óptimo aliado do coração, uma vez que substitui as gorduras saturadas e suprime os efeitos do mau colesterol. Devemos incluir peixes gordos na nossa ementa duas ou três vezes na semana.

Vimos, assim, que conseguimos controlar o colesterol e zelar pela nossa saúde, fazendo pequenas adaptações no nosso regime alimentar, de modo a ter uma dieta equilibrada e saudável.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Crómio
Receita de Gambas em Leite de Pepino
Importância das Proteínas para o Organismo
Receita de sumo para a insónia


4 Comentários a Conheça os alimentos que diminuem o colesterol

  1. Jaqueline da Silva diz:
    Ola… Eu sou a Jaqueline, tenho 19 anos e sofro de colesterol alto… estou com o valor do meu T4 menor do que o normal ( meu T4 5,8 … normal 6,09 á 12,3) e minhas celulas eritrocitos estão em alto quantia no sangue. O que você me indica para diminuir completamente o meu colesterol.
  2. reginaldo diz:
    Eu tenho ésse problema tbm, eu fui ao médico e Ele
    me disse que é genético” o meu. Tem que sempre
    estar fazendo caminhadas e alimentação equilibrada.
    Evitar alimentos gordurosos, frituras e etc…
  3. FRANCISCA diz:
    OLEO É GORDURA E NAO FAZ MAL?
  4. JEFERSON diz:
    in natura o famoso óleo de mesa não faz mal, mas quando aquecido perde todos seus nutrientes e como consequência prejudica sua saúde , tudo que é frito faz mal ,opte por alimentos in natura de preferenciais legumes , vegetais, e frutas .

    Jeferson, praticante de atv.física e vendedor’

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>