Acelerar o Metabolismo com Alimentos Termogénicos

como acelerar o metabolismo

Para acelerar o metabolismo pode ingerir certos alimentos, a que se dá o nome de termogénicos. Os alimentos termogénicos aceleram o metabolismo, porque aumentam a temperatura interna corporal e, por isso, queimam mais calorias e ajudam a emagrecer.

Mas o que é, afinal, o metabolismo?
Metabolismo celular é o conjunto das transformações que as substâncias químicas e os alimentos sofrem, no interior do nosso corpo, ao nível das células. As células crescem e reproduzem-se, mantendo as suas estruturas e funções, através da síntese e degradação dos nutrientes que nós ingerimos.

Para manter o metabolismo acelerado, deve seguir algumas normas diárias, bastante importantes, tais como:

  • Dar preferência aos alimentos ricos em fibras, pois levam mais tempo para serem digeridos;
  • Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar;
  • Despender de tempo suficiente para fazer uma refeição devagar e mastigar bem os alimentos, para que cheguem ao estômago já mais triturados;
  • Repartir as refeições por cinco ou seis momentos, ao longo do dia, ingerindo menos quantidade de alimentos em cada uma delas, assim está a contribuir para ir gastando as calorias à medida que as vai ingerindo, não havendo lugar para a sua acumulação, em forma de tecido adiposo, ou gordura indesejada.

Além de seguir diariamente estes conselhos, deve apostar em alimentos que ajudem a acelerar o metabolismo.

Alguns dos alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo são:

  • Água gelada
    A água que bebemos deve ser ingerida, sempre que possível, gelada, uma vez que o organismo irá gastar energia, para elevar a sua temperatura interna à temperatura normal de 37C.
  • Pimenta vermelha
    A pimenta vermelha tem muitos benefícios pois além de fazer com que aumente a circulação sanguínea, aumenta também a temperatura interna do corpo, melhora a digestão e retira gordura das artérias, levando a um desgaste maior de calorias.
  • Alimentos ricos em ómega 3
    O ómega 3 funciona como anti-inflamatório, previne e trata de doenças cardiovasculares e ainda queima calorias.
  • Gengibre
    O gengibre, na maioria das pessoas, é o alimento mais difícil de usar, no entanto se não gostar dele sozinho ou cru, pode fazê-lo acompanhar de algum tipo de fruta, como morango, laranja ou banana. Também poderá aproveitar os benefícios do gengibre, bebendo um sumo natural que o contenha – deixamos-lhe como sugestão o Sumo de Gengibre com Abacaxi e Limão, que proporciona a desintoxicação do organismo, sendo um ótimo aliado numa dieta de emagrecimento.
  • Chá verde
    O chá verde, além de ser um excelente diurético, reduz bastante a absorção de açúcar no sangue, ao nível do intestino delgado, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo em cerca de 20%.
  • Canela
    A canela é rica em cálcio, pode ser usada para diferentes temperos e, além de lhes dar um sabor especial, aumenta bastante o seu metabolismo e favorece a queima de calorias.
  • Fibras naturais
    Por fim, as fibras são excelentes alimentos transgénicos; uma vez que não se conseguem digerir, permanecem algum tempo no intestino e transmitem uma sensação de saciedade, não necessitando de se alimentar tão frequentemente. As fibras também são fundamentais para a absorção dos nutrientes e para uma melhor regulação do trânsito intestinal.

Se quer manter o seu metabolismo acelerado, deve manter alguns destes alimentos termogénicos sempre ao seu lado.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Dieta Montignac: receita de molho de iogurte com ervas
Dicas e Curiosidades sobre nutrição e dietética
Hipertiroidismo: causas, sintomas e tratamento da doença
Os melhores alimentos para emagrecer


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>