Ação dos Antioxidantes numa Alimentação Saudável

Antioxidantes naturais

Uma alimentação saudável pressupõe que seja equilibrada e rica em determinados componentes, como os antioxidantes. Para tal, devemos respeitar cada setor da pirâmide alimentar, dando preferência à qualidade e não à quantidade.

Todas as células que constituem o organismo gastam energia para as suas funções, convertida dos nutrientes ingeridos, por um processo de combustão. Durante este processo, para produzirem energia a partir dos nutrientes, as células libertam radicais livres e estes, quando libertados, são extremamente prejudiciais ao organismo. Mas não temos estruturas interiores ou órgãos capazes de os eliminar ou atenuar; para conseguirmos proteger o nosso organismo dos radicais livres, devemos fazer uma alimentação saudável e rica em antioxidantes, pois são eles que, além de ajudarem a extinguir o excesso de radicais livres, estimulam o sistema imunitário e aumentam a nossa resistência às infeções.

Há dois tipos de antioxidantes:

  • Sistemas enzimáticos antioxidantes
    Os sistemas antioxidantes enzimáticos são alguns dos sistemas que defendem o organismo. Contêm um ião de metal na sua estrutura e, ao fazerem a transferência para o radical livre, diminuem a sua capacidade de reação.
  • Nutrientes antioxidantes
    Os nutrientes antioxidantes (vitamina E, C e betacarotenos) estão presentes em alimentos que devem fazer parte da nossa dieta quotidiana.

Apresentamos de seguida, alguns dos alimentos com mais nutrientes antioxidantes, que devem acompanhar as refeições diárias de qualquer pessoa.

  • Abóbora
    A abóbora é rica em betacarotenos e licopenos – são carotenoides muito importantes para a prevenção dos malefícios dos radicais livres.
  • Açafrão
    O açafrão é uma especiaria comummente utilizada como tempero. É uma fonte de curcumina, nutriente que nos protege contra as doenças cardiovasculares e contra aparecimento e/ou desenvolvimento de alguns tipos de cancro.
  • Agrião
    Esta verdura é uma importante fonte de vitamina A e vitamina C, dois antioxidantes naturais e extremamente importantes, uma vez que, além de antioxidantes, ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, diminuem o risco de desenvolvimento de doenças cancerosas e previnem as doenças de coração.
  • Cenoura
    A cenoura é uma raíz comestível e uma fonte muito importante de pró-vitamina A, que se transforma em vitamina A ao ser assimilada elo organismo. A cenoura atua ainda no atraso do envelhecimento precoce.
  • Chá verde
    Tipo de chá bastante rico em substâncias antioxidantes, os polifenóis, que promovem a prevenção do desenvolvimento de tumores, combatem o envelhecimento e ajudam a queimar as gorduras.
  • Chocolate
    O chocolate, principalmente o preto, é muito rico em polifenóis, além de ser bastante saudável para a circulação sanguínea e para o bom funcionamento do coração.
  • Laranja, limão e tangerina
    Os citrinos, são fontes importantes de vitamina C, também podem atuar no adiamento do envelhecimento precoce.

Uma alimentação saudável e rica em antioxidantes deve, pois, basear-se em três pilares fundamentais: verduras, legumes e frutas. Deste modo, previnem-se muitos problemas e tornamos a nossa vida mais saudável.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Receita de Folhas de couve recheadas
Sumo para diminuir o Colesterol
Receita de Sumo de quinoa
Benefícios e Propriedades Nutricionais do Tomate


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>