A sua dieta inclui legumes?

dieta legumes

Uma dieta é um conjunto de características que determinam os hábitos alimentares de qualquer pessoa, assim como o conjunto de alimentos que fazem parte do regime alimentar.

O regime alimentar deve variar consoante a idade, o sexo e o peso de cada um, no entanto, em todas as dietas devem estar incluídos os legumes.

A maior parte dos legumes tem um alto teor de fibras, promovendo uma boa regulação do trânsito intestinal. São ainda uma excelente fonte de vitaminas, folato e de potássio entre outros minerais e, acima de tudo, são pobres em gorduras e normalmente em calorias – desde que não sejam adicionados muitos molhos ricos em gordura, especialmente quando os legumes são ingeridos em saladas. São também ricos em vários fitoquímicos que nos protegem de várias doenças cardíacas e cancerígenas.

É de salientar que a qualidade dos nutrientes, a cor e a textura são afetados pelo modo de preparação, pelo tempo de cozedura e pela quantidade de água utilizada, daí que, quando coze legumes, deve aproveitar sempre a água da cozedura. Poderá usar a água da cozedura dos legumes para fazer a sopa, por exemplo.

A maioria dos nutricionistas recomenda que se devem comer, diariamente, entre cinco a oito porções de legumes, sendo uma porção o equivalente a meia chávena de legumes crus ou cozidos e uma chávena se forem legumes folhosos, para saladas.

Sugerimos-lhe algumas maneiras de incluir os legumes, no seu regime alimentar:

  • Ao preparar a sua sanduíche ou o seu hambúrguer, junte-lhe um destes acompanhamentos: fatia de tomate, couve desfiada, pimentos, pepinos ou cebolas.
  • Ao preparar a sua piza, pode cobri-la com rodelas de courgettes, espinafres, cogumelos, cebola, pimento, cenoura ralada e fatias de tomate.
  • Ao preparar massa, lasanha, chili, guisados ou estufados, adicione alguns legumes frescos ou congelados ao molho.
  • Ao preparar a sopa, não se esqueça que os legumes são a base fundamental de qualquer sopa, no verão pode fazer uma sopa de pepino fria. É muito agradável e benéfica para a sua saúde.
  • Ao preparar uma omeleta, pode adicionar-lhe qualquer legume que desejar, em especial cebola, pimento, tomate, cogumelos ou batata.
  • Ao preparar carne de porco, de frango, o peixe ou as massas, faça um molho à base de legumes crus ou cozidos. Pode englobar tomate, cebola, pimentos e cogumelos sozinhos ou combinados entre si, desde que seja do seu agrado.

Qualquer uma das opções anteriores são boas razões para acrescentar legumes à sua dieta e fazer uma alimentação mais saudável, rica e equilibrada.

Por comodidade, compre legumes frescos já cortados, limpos e prontos a comer, mas para conseguir uma maior qualidade e um valor nutritivo mais elevado, deve comprar sempre produtos frescos e da época.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Crómio
Conheça os nutrientes: Sais Minerais - Cálcio
Mitos e verdades sobre a água
Benefícios e Propriedades Nutricionais do Tomate


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>