A Obesidade como doença crónica

obesidade

A alimentação é um dos aspetos que mais contribui para o bem-estar das pessoas, fornecendo-nos todos os nutrientes e calorias necessários para nos mantermos com energia e com um corpo saudável. No entanto, há diversos fatores que condicionam os nossos hábitos alimentares e o próprio estilo de vida, levando-nos a comer mais do que necessitamos. Como tal, a obesidade é cada vez mais notória, ao ponto de ser já considerada uma doença crónica.

Atualmente, o stress e a falta de tempo fazem parte do quotidiano da maioria das pessoas, que levam um estilo de vida marcadamente tenso. O dia de trabalho é muito preenchido e, muitas vezes, descuramos de uma alimentação equilibrada e saudável, saltando refeições ou ingerindo apenas salgados ou sandes que apenas colmatam a fome à hora do almoço. À noite, pelo contrário, tendemos a comer demais. Como resultado, a comida que ingerimos a mais a esta hora do dia, em que o organismo já não precisa de muita energia, uma vez que é durante a noite estamos em repouso, transforma em gordura que é armazenada no nosso corpo. Desta forma, obesidade vai-se instalando e torna-se uma doença silenciosa.

A obesidade é atualmente um dos principais problemas de saúde na maioria dos países industrialmente desenvolvidos. Em alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, a obesidade chega mesmo a ser considerada uma epidemia, sendo a causa de cerca de 300 mil mortes por ano. Quase metade dos americanos sofre de excesso de peso – incluindo pelo menos 1 em cada 5 crianças.

Como a atividade física é opcional e os hábitos alimentares se caracterizam por uma alimentação abundante e desequilibrada, a obesidade cresce rapidamente na nossa sociedade. Como consequência deste desequilíbrio, as despesas anuais relacionadas com a obesidade superam os 100 biliões de dólares!

Os dados são deveras alarmantes e se não tomarmos medidas práticas, no nosso dia-a-dia, para ter uma alimentação equilibrada e combater a obesidade, esta tornar-se-á a doença crónica que provoca mais gastos na saúde e um maior número de mortes.

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE LER:

Creme de Espargos
Os Doces, a Dieta e a Saúde
Receita de Sumo para fortalecer o sistema imunológico
Alimentos que ajudam a emagrecer


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>